Thursday, January 18, 2007

Trissomia 13 ou Síndrome de Patau


Mais uma vez estou a escrever e, apesar da tremenda dor de cabeça, não consigo parar de pensar (como qualquer ser humano) e neste momento só me é permitido pensar em biologia que para mim significa: DOENÇAS.

O Síndrome de Patau não é considerado uma doença propriamente dita.
O que é esta Trissomia 13? Tal como o nome indica é uma mutação cromossómica numérica aparecendo três cromossomas 13 e causa coisas muitos estranhas nos pequenos bébés...
As vitimas deste tipo de mutações duram em média 6 meses, alguns (mas poucos) sobreviventes conseguem chegar aos 3 aninhos de idade.

E de quem é a culpa? hum...nao se podem prever estes casos mas como prenvenção que tal as mulherzinhas começarem a ter filhos mais cedo?
Pois, a idade da mãe influencia no aparecimento de fetos com mutações significativas, quanto mais velha for maiores são probablidades disso acontecer. Actualmente as "humanas" tendem a deixar para tarde o nascimento de filhos e isso tem consequencias, mas tudo é consequencia de tudo e essa mentalidade também é consequencia, por sua vez, de uma sociedade na qual as mulheres necessitam de marcar posição e não são beneficiadas nem apoiadas (nos vários sentidos, como por exemplo a nivel de emprego) por terem filhotes.

EDIT: De forma a ampliar e completar um pouco mais este artigo sobre o Síndrome de Patau vamos acrescentar alguns links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trisomy_13

1 comment:

Unknown said...

me ajudou trabaho!!