Thursday, May 10, 2007

Engenharia Genética no Ambiente

Engenharia Genética e Modificação Genética são termos para o processo de manipulação dos genes num determinado organismo.
Esta manipulação pode ser realizada a vários niveis e permite obter resultados variados cujo contributo para o Homem tem sido bastante útil.
O nosso trabalho de pesquisa refere-se apenas á engenharia genética e á sua contribuição para o ambiente (sim, actualmente a natureza necessita da ajuda desta ciência devido á constante intervenção do Homem nos seus ciclos, poluição generalizada e "ignorância" também generalizada deste bípede). Portanto aqui ficam algumas das actuais importâncias deste tema na nossa sociedade:
Através da biotecnologia pode-se proceder ao tratamento das águas residuais no sentido de remediar o mal feito ao nosso planeta e evitar modificações ainda mais prejudiciais…


A biorremediação consiste assim, em recuperar o meio ambiente contaminado através da Biotecnología. Existem microorganismos capazes de captar e fixar metais pesados. Outros permiten recuperar o solo ou as águas contaminadas.

As águas residuais produzidas nas zonas urbanas regressam ao meio ambiente. Estas águas não devem, contudo, contaminar os ecossistemas. Para isso são tratadas em estações de tratamento específicas. O tratamento compreende várias fases:

Tratamento preliminar:
Visa eliminar os resíduos sólidos de grandes dimensões, em que os resíduos passam por tapetes e crivos. Os resíduos podem ser encaminhados para uma incineradora, para serem eliminados.

Tratamento primário:
Neste tratamento ocorre separação de materiais gordurosos (óleos, etc.). O tanque de sedimentação contém um conjunto de braços giratórios que visam separar a componente sólida. Os materiais sólidos recolhidos do fundo do tanque designam-se por lamas em bruto.

Tratamento secundário:
Visa a eliminação de parte da matéria orgânica, pela acção de decompositores e saprófitas. Os microrganismos depositam-se no fundo do tanque, sendo bombeados novamente para o sistema, entrando como lodos activados. Alguns sólidos e microrganismos são adicionados às lamas brutas. O arejamento é essencial na manutenção dos níveis de O2 para que ocorra uma decomposição eficiente, sem maus odores.

Tratamento terciário:
Ocorre uma separação biológica dos nutrientes, evitando os fenómenos de eutrofização. Ocorrem uma série de reacções com intervenção de microrganismos, convertendo-os em compostos insolúveis ou gases, que facilmente se separam da água em tratamento. Os organismos em excesso e o material que sedimenta são adicionados às lamas.

Tratamento quaternário:
Visa eliminar toda a componente microbiana que possa ainda subsistir nas águas residuais. As águas após o tratamento terciário podem sofrer filtração ou desinfecção com cloro, ozono ou UV. As águas podem ser despejadas nos rios e podem ser utilizadas para consumo humano.

As lamas brutas são focos de contaminação, quando despejadas no meio ambiente e como tal podem ser convertidas em fertilizantes para a agricultura. A digestão anaeróbia, preparação de compostos , Pasteurização (secagem) e a estabilização com cal são possíveis tratamentos que possibilitam a aplicação das lamas sob a forma de fertilizantes (no estado líquido ou sólido).

Derrames de petróleo

Com o crescimento do comércio marítimo, estas catástrofes têm ocorrido cada vez em maior número. Já no princípio do século XX, com o início do transporte a granel de hidrocarbonetos por via marítima, verificou-se que esta prática comportava alguns riscos, não só para o ambiente, mas também para as pessoas embarcadas. No entanto, só com os primeiros grandes acidentes é que esta questão começou a merecer a atenção e preocupação da opinião pública.O petróleo não se dissolve na água - flutua à superfície ou próximo desta. Desta forma, as aves ficam impregnadas e as suas penas ganham permeabilidade, o mesmo acontecendo com o pêlo dos mamíferos marinhos. Como resultado, os animais ficam mais pesados e afogam-se. Também ocorrem mortes por envenenamento, devido à ingestão directa de petróleo ou por inalação dos compostos aromáticos voláteis que contaminam a atmosfera.

Uma das técnicas utilizadas no combate e limpeza das marés negras é a biorremediação. Nesta, utilizam-se bactérias extraídas do amido de milho. Como seres vivos que são, necessitam de certas condições para sobreviverem. A variação da temperatura da água, as correntes marinhas, as diferenças de concentração salina do mar ou a necessidade de nutrientes específicos são factores limitantes ao seu desenvolvimento. Nos laboratórios de clonagem tentam-se criar estirpes que possam desenvolver-se a temperaturas muito baixas ou com necessidades nutritivas que se adaptem ao meio marinho onde vão actuar.

Resíduos produzidos pelas explorações mineiras
A exploração mineira provoca grandes problemas de contaminação dos solos ou das águas subterrâneas por metais pesados. Também existem microorganismos e plantas que, de forma natural, são capazes de acumular ou transformar esses metais pesados, recuperando o meio ambiente poluido. O problema de alguns destes microorganismos consiste no facto de necessitarem de oxigénio para a sua actividade metabólica pelo que se tem que bombear oxigénio para o solo de modo a efectuar a sua descontaminação.


Nos laboratórios de clonagem são objecto de estudo e selecção variedades de descontaminantes, que concentram metais pesados e que aceleram o ritmo de descontaminação. Entre as plantas fitorremediadoras estão as crucíferas do género Brassica, capazes de acumular metais pesados e arsénio.

No comments: